UNIDADE INÁCIO LUSTOSA | 41 3323 1150

UNIDADE MOREIRA GARCEZ  41 3232 9757

Você já ouviu falar na técnica Marpe? Da sigla em inglês para Miniscrew-Assisted Rapid Palatal Expander, que traduzido fica expansor rápido da maxila assistida por mini implantes, a técnica é muito utilizada, atualmente, para conseguir fazer a disjunção da sutura palatina mediana em pacientes adultos jovens.

Dependendo da fase de maturação da sutura palatina mediana é possível fazer uma disjunção nesse grupo de pacientes que elimina a necessidade de uma cirurgia.

O Marpe, em linhas gerais, é um sistema de expansão da arcada superior, onde o aparelho disjuntor é fixado no palato (céu da boca), através de quatro mini- parafusos de ancoragem esquelética , ao invés, da tradicional fixação nos dentes.

Sendo assim, o resultado é mais previsível, evitando a inclinação dentária e recessões gengivais. Na grande maioria dos casos, cerca de 70% deles, a técnica pode ser realizada em pacientes adultos sem a necessidade de cirurgia hospitalar.

Para que serve o marpe?

A expansão rápida de maxila ou disjunção palatina é um recurso da Ortodontia que serve para aumentar a largura da maxila, que é o osso que serve como base para a arcada superior.

Ela é indicada para pacientes com “céu da boca” estreito, mordida cruzada posterior uni ou bilateral, respiradores bucais entre outros.

Em apenas alguns casos o procedimento Marpe não é indicado, restando portanto como única solução a disjunção cirurgicamente assistida.

Marpe é uma cirurgia?

O Marpe é um tratamento não-cirúrgico e sem extrações devido à técnica de expansão rápida da maxila assistida por mini implantes.

O dispositivo ou aparelho utiliza uma mecânica de expansão óssea do palato apoiada em mini implantes para a correção das arredias maxilares.

Podemos dizer que o Marpe é uma técnica clinicamente efetiva para a correção das discrepâncias transversas em pacientes que já atingiram a maturidade esquelética, uma vez que proporciona a expansão da maxila a níveis suturais, com redução dos efeitos colaterais dentoalveolares.

A técnica deve ser considerada como alternativa para o manejo do perímetro da arcada dentária, especialmente em tratamentos ortodônticos restritivos em pacientes adultos.

Resultado de marpe

O resultado da aplicação de força de forma rápida na estrutura da maxila, que leva à ruptura da sutura palatina (a linha de união entre as duas metades do osso maxilar que podemos até sentir com a língua), é a expansão da arcada.

O sinal de que a expansão rápida de maxila funcionou é o aparecimento de uma separação entre os incisivos centrais superiores, conhecido como diastema central.

Também há um notado aumento das vias aérea superiores e, normalmente, os pacientes relatam melhora na respiração e diminuição do ronco (apnéia).

Saiba também Quais os tipos de aparelhos dentários disponíveis na CWB SORRISO