Fale conosco

(41) 3323 1150

Onde estamos

Rua Inácio Lustosa, 101 – Centro, Curitiba

 

São vários os tipos de aparelhos dentários que estão disponíveis na CWB Sorriso. Desde o tradicional fixo metálico, até alinhadores estéticos transparentes, que são praticamente imperceptíveis e uma verdadeira bênção para os preocupados com a aparência de seus sorrisos.

Muitas pessoas querem colocar aparelho ortodôntico para ter os dentes alinhados e um sorriso perfeito. Porém, nem sempre a questão estética é o único motivo para ele ser usado. Quando se realiza um tratamento odontológico, a parte funcional é um fator muito importante e analisado pelos dentistas.

Por isso, existem diferentes tipos de aparelho ortodôntico para serem usados nas mais diversas situações. Alguns hábitos de infância, como sucção de dedo e chupeta, podem levar a necessidade de fazer esse tratamento. Mas existem outras ocasiões em que ele é indicado, como correção de apinhamento dentário, tracionamento de dentes, mordida profunda, diastemas, cruzada anterior e posterior e quando há presença de menos elementos dentários.

 

APARELHO FIXO METÁLICO

Indicado para a maioria dos tratamentos de desalinhamento dentário, esse provavelmente é o tipo mais comum de aparelho ortodôntico. Esse é o tipo de aparelho ortodôntico mais conhecido e tem como objetivo fazer com que os dentes sejam, gradualmente, puxados em direção à posição alinhada e correta. Ele é composto por fios, bandas, bráquetes e borrachinhas, que podem ser coloridas ou transparentes, o aparelho fixo metálico traz resultados bastante eficazes e, apesar de não ser considerado a melhor opção esteticamente, hoje em dia esse tipo de aparelho já não apresenta mais tanto desconforto para os pacientes como antigamente.

 

APARELHO FIXO ESTÉTICO

Os aparelhos fixos estéticos são feitos com bráquetes transparentes, fazendo desse modelo mais favorável, já que o acessório se torna quase imperceptível, principalmente de longe. Devido a essa apresentação discreta, ele é um dos modelos mais conhecidos e muito usado pelos adultos. Veja alguns materiais do aparelho fixo estético:

• policarbonato: é feito com resina plástica, tem bráquetes maiores, se comparado aos outros modelos, e é menos resistente. Assim como o fixo metálico, esse tipo também faz uso das borrachinhas, que podem ser brancas, oferecendo mais discrição;

• porcelana: de cor branca e leitosa, seus bráquetes são menores e mais resistentes que o modelo de policarbonato. Esse tipo faz uso das borrachinhas e tem custo mais alto que o policarbonato. A principal vantagem desse tipo de aparelho é que suas peças não mudam de cor com o passar do tempo;

• safira: é o mais caro, porém, de mais fácil limpeza e o mais discreto. Suas peças se assemelham a vidro porque são confeccionadas com porcelana monocristalina e se tornam quase imperceptíveis nos dentes.

 

APARELHO MÓVEL

Após a retirada do aparelho fixo, normalmente o especialista costuma recomendar o uso de aparelho móvel a fim de manter o resultado obtido no tratamento, servindo como uma contenção para possíveis desalinhamentos dentários. Por isso, seu uso deve ser constante e de acordo com o tempo indicado pelo ortodontista.

 

APARELHO AUTOLIGADO

Apesar de ser confeccionado com material metálico, esse modelo de aparelho dispensa o uso das temidas borrachinhas coloridas, que é um dos maiores motivos para que muitas pessoas fujam do fixo metálico. Esse acessório se torna desnecessário porque, no modelo autoligado, o fio ortodôntico passa a ser preso diretamente no bráquete, deixando o aparelho com um aspecto mais discreto.

 

APARELHO LINGUAL

Este modelo costuma ser recomendado em tratamentos menos complexos, e principalmente para atletas que praticam esportes de alto impacto. Ele é muito parecido com o aparelho fixo tradicional, já que a confecção é exatamente a mesma, com a única diferença de que os bráquetes são colados na parte interna dos dentes, deixando ele com esse aspecto “invisível”.

 

ALINHADORES ESTÉTICOS

Esse é o tipo de aparelho mais moderno que tem no mercado ortodôntico, o aparelho alinhador também é conhecido como aparelho invisível. Isso acontece porque a sua produção é feita com com ajuda de tecnologias específicas, sob medida e de acordo com a arcada dentária de cada pacientes, permitindo que seu encaixe seja praticamente perfeito e tornando seu uso imperceptível.

Assim, os alinhadores transparentes se encaixam com perfeição na boca, tornando-se práticos e imperceptíveis. A troca dos alinhadores, responsáveis pela movimentação dos dentes, é feita em casa e de acordo com as orientações do dentista. Portanto, não é necessário que o paciente vá com frequência ao consultório. Além disso, esse modelo é removível e precisa ser tirado na hora das refeições.

 

EXPANSOR PALATINO

Pouco conhecido, esse tipo de aparelho é responsável por aumentar o tamanho do céu na boca a fim de corrigir alguns problemas bucais, como a mordida cruzada. Normalmente, esse é um tratamento indicado para crianças, mas é necessário avaliar com especialista o que é mais eficaz: o uso do expansor ou uma intervenção cirúrgica.

 

Vamos marcar uma avaliação?

 

CLIQUE AQUI