Saiba a importância de ir ao dentista a cada 6 meses | CWB Sorriso
Saiba a importância de ir ao dentista a cada 6 meses

Saiba a importância de ir ao dentista a cada 6 meses

 

Visitar o dentista é uma tarefa que precisa estar sempre em nosso calendário. Além de ser uma boa oportunidade para rever alguns hábitos higiênicos e alimentares é o melhor momento para prevenir e identificar precocemente aquelas doenças que insistem em tomar conta dos dentes. Mas a questão é, com que frequência devo realizar essa visita?

A limpeza dental, realizada em consultório odontológico por um cirurgião-dentista, é extremamente importante para prevenir doenças e manter a saúde bucal. Mesmo que você tenha bons hábitos de escovação, use diariamente o fio dental e enxague a boca com produtos específicos, pode ser que restos alimentares e bactérias se acumulem entre os dentes ou na gengiva, formando o famoso tártaro ou as placas bacterianas.
Para evitar problemas semelhantes, o ideal é ir ao dentista a cada 6 meses e realizar uma limpeza dental. Dessa forma, você evita uma série de problemas bucais e mantém a saúde dos seus dentes sempre em dia.

Sabemos que a prevenção de doenças é a função primordial de todo check-up, mas o dentista também está lá para tirar dúvidas dos pacientes e atualizá-los sobre os hábitos higiênicos e alimentares. Instruções de dieta e higiene serão indicadas conforme a necessidade específica de cada paciente. Podemos ainda identificar a necessidade de tratamento ortodôntico ou estético.

Para que você entenda melhor sobre a importância desse procedimento, listamos suas principais vantagens:

A limpeza dental previne a cárie e a gengivite

A higiene bucal caseira é totalmente diferente da limpeza dental feita no consultório odontológico. Para eliminar todos os resíduos, os dentistas limpam dente por dente, removem os tártaros, fazem polimento e, para finalizar, aplicam flúor. Como cada dente recebe atenção especial, fica muito mais fácil diagnosticar doenças como cárie e gengivite (chamada também de doença periodontal) para, posteriormente tratá-las.

Evita perda óssea

Quando o tártaro não é removido dos dentes, a escovação fica ainda mais difícil e, como consequência, surgem mais tártaros, piorando, cada vez mais, a sua saúde bucal. Com o tempo, o excesso de tártaro atinge a raiz do dente e pode causar perda óssea. Quando a situação chega nesse estágio, não há mais o que fazer, já que é impossível recuperar o osso perdido. Portanto, esteja atento e faça a limpeza dental a cada 6 meses. Ela é essencial para evitar esse tipo de problema.

Ajuda a manter a higiene bucal

Além de manter hábitos saudáveis e cuidar todos os dias da sua higiene bucal, é fundamental realizar a limpeza dental no período recomendado. Ela evitará que surjam novos cálculos ou placas bacterianas.

Cuidados após a limpeza dental:

  • Logo após a realização da limpeza dental, recomendamos que você tome alguns cuidados simples. São eles:
  • Espere pelo menos 30 minutos para ingerir alimentos ou bebidas;
  • Não escove os dentes assim que chegar em casa. O flúor precisa agir para que o resultado seja ainda melhor;
  • Não se esqueça de voltar ao dentista após os 6 meses para realizar outra limpeza dental.

Percebeu como é importante manter a sua higiene bucal? Seguindo as nossas dicas, você pode ter dentes ainda mais bonitos e saudáveis. Se ainda restar alguma dúvida em relação ao procedimento, agende uma consulta conosco sem compromisso.