Fale conosco

(41) 3323 1150

Onde estamos

Rua Inácio Lustosa, 101 – Centro, Curitiba

Contenção móvel

 

O fim do tratamento ortodôntico é comemorado por muitas pessoas. A sensação de estar com os dentes alinhados e perfeitos é uma conquista enorme na vida dos pacientes. Mas, para manter esse sorriso lindo são necessários alguns cuidados como a utilização da contenção ortodôntica.

 

A contenção ortodôntica é um dispositivo confeccionado de maneira personalizada, feito de resina acrílica e fios metálicos e tem por funcionalidade manter o novo posicionamento do sorriso. Isso porque após a movimentação dos dentes ocasionada pelo tracionamento ortodôntico, eles tendem a voltar para a posição original.

 

TIPOS DE CONTENÇÃO ORTODÔNTICA

 

Contenção fixa

Exemplo de contenção fixa

Existem vários tipos de contenção ortodôntica, sendo fixo ou móvel. Os aparelhos fixos são feitos de fios de aço e são colados normalmente na parte anterior da arcada inferior, ou seja, atrás dos dentes de baixo. Pelo fato de ser fixo, é necessário um cuidado maior com a higiene do local. A utilização do fio dental e do enxaguante bucal é indispensável para evitar problemas gengivais.

 

Já a contenção móvel é apoiada sobre os dentes, podendo ser na arcada superior ou inferior. Para o uso desse tipo de aparelho, é preciso que o paciente colabore com o tempo de utilização indicado pelo dentista, além de sempre cuidar da higienização da ferramenta. Aliás, essa é a principal vantagem dessa peça: você pode tirá-la para comer, escovar os dentes e higienizá-la.

 

 

 

CUIDADOS NECESSÁRIOS

 

O uso da contenção é apenas a continuação do tratamento ortodôntico, ou seja, precisa dos mesmos cuidados de quando se usava o aparelho fixo.

São alguns deles:

 

  • Escovação minuciosa e sem força;
  • Uso do fio dental após todas as refeições;
  • Uso do enxaguante bucal para matar germes
  • Utilização da contenção no tempo estipulado pelo ortodontista;
  • Caso seja móvel, armazenar a peça na caixinha dada pelo dentista, sempre mantendo-a seca e bem higienizada;
  • Consultar o dentista regularmente.

 

Com essas dicas, tenha certeza que você está fazendo o melhor pelo seu sorriso. E para isso, conte com a CWB Sorriso.

Clique aqui e saiba mais sobre todos os tratamentos oferecidos por nós. Afinal, há 10 anos temos a missão de fazer mais pelo seu sorriso. Agende sua consulta!