Fale conosco

(41) 3323 1150

Onde estamos

Rua Inácio Lustosa, 101 – Centro, Curitiba

         Olá pessoal, sou a Dra Ediane, trabalho na CWB SORRISO, e escolhi falar aqui no nosso blog  sobre o dente siso, ou “dentes do juízo”, que  ganharam esse apelido por serem os últimos a nascerem, normalmente entre os 16 e os 20 anos de idade.

 

          No dia a dia no consultório aqui na CWB SORRISO, nota-se que há muitos casos de pessoas que tem ausência de alguns ou até mesmo dos quatro sisos, isso faz com que muitos profissionais da odontologia acreditem que o famoso dente do juízo pode se tornar extinto da anatomia bucal, o que em teoria seria devido à perda de sua  função na mastigação;  Antigamente nos alimentávamos de comidas mais duras, que exigiam mais trabalho por parte dos molares para triturá-los. Hoje em dia, a exigência é menor, pois os alimentos são cozidos e processados, o que torna desnecessário os terceiros molares.

 

    Ao conversamos com os pacientes a pergunta mais comum é quanto à necessidade ou não de se extrair o dente siso. Então vamos a algumas respostas.

         

 

 

Devo extrair o dente siso?

 

 

     Muitas vezes devido à falta de espaço na arcada dentária os 3º molares não encontram espaço para erupcionar ou “nascer”, causando desconforto e dor associados a:

 – Cárie e / ou reabsorção do dente vizinho;

 – Pericoronarite;

– Infecção local;

– Cistos e tumores;

– Risco aumentado de fratura de mandíbula,

 

     Quando o paciente já está tendo desconforto a indicação para a extração do dente siso não gera dúvida. As questões como “Dr precisa mesmo tirar o siso?” acontecem quando não se tem nenhum sintoma.  É necessário que o paciente saiba que durante a avaliação clínica e dos exames de imagens, o cirurgião dentista avalia se há fatores de risco que possam causar problemas futuros, e se necessário indica a extração do dente siso para prevenir possíveis complicações.

                        

 

E a cirurgia, tem riscos?

    A extração do dente siso normalmente é muito tranqüila, mas pode ser complicada dependendo do grau de impactação, posição na arcada, forma e tamanho das raízes do dente. A cirurgia não dói, pois é efetuada sob anestesia local que hoje em dia é bastante eficaz.

    Existem diversas técnicas e medicações que facilitam a extração. Há sempre riscos, como quando acontece lesão em algum nervo, ai temos a parestesia que é a perda de sensibilidade e sensação de formigamento e inchaço, sintomas parecidos com a sensação de anestesia. Esta parestesia é reversível, no entanto, pode durar dias, semanas ou meses.

 

 

           

 

E agora, Dra, como vai ser a recuperação?

 

    O pós-operatório é semelhante a qualquer outra extração, que depende muito dos cuidados do paciente. Deve-se tomar a medicação prescrita, corretamente, não consumir alimentos duros ou muito quentes nos primeiros dias, evitar fumar e ingerir bebidas alcoólicas. A escovação deve ser realizada, mas sempre cuidando para não passar a escova sobre o local da cirurgia. Sugerimos ficar de repouso após om procedimento de extração do dente siso.

Siga sempre a orientação do dentista para que a recuperação seja rápida e o mais confortável possível!!!

 

     Espero que esse texto ajude a esclarecer as dúvidas sobre os rebeldes “dentes do juízo”, e tenham a certeza de que se o dentista indicou a extração dos sisos é porque de alguma forma esses dentes podem vir a causar problemas. Se você tem dúvida ou está precisando extrair seu siso, venha conversar comigo ou entre em contato aqui mesmo pelo site pelo formulário, nos enviando um e mail ou pelo whats app. Você pode também nos encontrar nas redes sociais.

     Esperamos você. Até breve-venha conhecer a clínica!

Dra Ediane Maria da Silva