Prevenção na Odontologia- A CWB faz, aqui no centro de Curitiba
Prevenção na Odontologia- A CWB Sorriso faz!

Prevenção na Odontologia- A CWB Sorriso faz!

Vamos falar sobre Prevenção na Odontologia? Mas primeiro quero me apresentar!

 

Olá, como é a minha primeira conversa aqui no blog da CWB SORRISO começo me apresentando…,  sou a  Larissa Chagas dos Santos, cirurgiã-dentista formada pela UFPR a mais de 04 anos e estou na metade da especialização de implantodontia e periodontia. Exemplificando melhor, curso que estuda a indicação, planejamento e colocação de implantes e enxertos ósseos e próteses sobre – implantes, e têm enfoque nas doenças de gengiva, retração gengival, enxertos gengivais e possíveis tratamentos. Só de curiosidade gostaria de compartilhar que foi a CWB SORRISO a clínica que me deu oportunidade e abriu as portas, ou seja, me possibilitou iniciar minha carreira, e estou aqui até hoje.

 

PREVENÇÃO NA ODONTOLOGIA

 

 

Vamos ao que interessa? Sabe-se que a grande maioria das pessoas tem medo e acaba protelando a visita ao cirurgião dentista ao máximo. Sendo assim, hoje escolhi falar sobre o porquê realizar visitas periódicas ao seu dentista e por quê nem sempre extrair um dente é a melhor solução!!! Ou melhor, falaremos sobre a prevenção na odontologia.

 

Pessoal, cada vez mais a Odontologia moderna está voltada para a área da PREVENÇÃO NA ODONTOLOGIA, focando na saúde bucal e manutenção da higiene, não mais como antigamente em que basicamente tudo se resumia em dor e inúmeras extrações – fator que gerou tantos pacientes com traumas e receios de procurar um dentista. Se as visitas ao consultório forem periódicas, (cada 6 meses a 1 ano) , dificilmente neste tempo haverá muitos procedimentos a serem feitos e como consequência as visitas ao dentista serão menos traumáticas e mais educativas, claro que dependendo da colaboração do paciente que ao ver um melhor resultado terá ânimo para continuar uma boa higiene e regularidade nas consultas reduzindo drasticamente os problemas bucais e os procedimentos mais invasivos.

 

Bom, quanto ao tema extrair ou não, em minha rotina de trabalho na CWB SORRISO recebo inúmeros pacientes com queixas de dor e preferência para extrair o dente que incomoda. Quando há possibilidade de tratamento, procuro então sempre explicar as consequências dessa decisão.

 

A nossa mordida é muito forte e nossa mastigação bem como nossos dentes, funcionam como um sistema de engrenagem, ou seja, todos eles precisam estar em íntimo contato para distribuir as forças dessa mordida ao mastigar da forma mais uniforme possível.

 

Quando perdemos um e/ou vários dentes, o que acontece então?

 

Os outros dentes que estão lá na boca ainda vão migrar de posição de alguma forma para tentar voltar a ter contato como antes para redistribuir essas forças da mastigação. Só que isso gera consequências que na maioria das vezes são ruins, pois modificam a nossa oclusão gerando: dor na articulação, sobrecarga em alguns dentes (serão perdidos mais rápido devido pressão que sofrem), retração gengival, migração dentária, doença periodontal (pela dificuldade de higienizar e movimentação em excesso), fratura de dentes/próteses e restaurações e deficiência estética em alguns casos.

 

Por isso, sempre devemos procurar um profissional capacitado e procurar entender o tratamento proposto, pensando na melhor alternativa. E  a melhor, será sempre a prevenção na odontologia!

 

VISITE SEU DENTISTA REGULARMENTE!

 

 

 

Foi um prazer escrever para vocês, qualquer dúvida estou à disposição e ficarei muito feliz  em recebê-los aqui na CWB SORRISO

 

Larissa Chagas Pereira dos Santos Cirurgiã-dentista

Conheça a CWB SORRISO, aqui ao lado do Shopping Mueller, no centro de Curitiba: http://www.cwbsorriso.com.br/